Eliane Rodrigues será homenageada no Livro Mulheres que Mudam a História de Pernambuco


Mulheres que mudaram a história de Pernambuco 

Será lançado no próximo dia 9 de maio, às 17 horas, no Centro de Treinamento Profº. Paulo Freire, no bairro da Madalena, no Recife, a nona edição que registra a biografia de 44 líderes femininas que fizeram e fazem história no Estado.



A primeira edição foi lançada em 2004, pelo jornalista Carlos Cavalcante (ex-presidente da AIP). Após o falecimento do jornalista em 2011, a esposa Silene Floro assumiu o projeto que este ano é organizado por ela e pelos jornalistas Ramos Silva e Múcio Aguiar.

O projeto é assinado pela Associação da Imprensa de Pernambuco, Casa da Imprensa e jornal Voz do Planalto. 

Entre as homenageadas estão Eliane Rodrigues da AMUNAM ( Associação das Mulheres de Nazaré da Mata),Cristina Tavares, Lia de Itamaracá, Brites de Albuquerque e outras. A capa é de autoria da artista plástica Tereza Costa Rêgo.



A edição viabiliza a preservação da memória e divulgação da participação das mulheres no processo social, político e cultural de Pernambuco.

Apoiam a iniciativa: Secretaria da Casa Civil do Governo de Pernambuco e Secretaria de Educação do Recife.

Falar de Eliane Rodrigues e contar a sua história é mergulhar em um universo transformador, com muitas lutas, superações e conquistas. 

Modelo de mulher determinada, Eliane é exemplo de garra, coragem e vitórias.

Conheça um pouco de sua história 


Eliane Rodrigues  nasceu e foi criada na zona rural de Nazaré da Mata, estudou em escolas como Irmã Guerra e Santa Cristina, nesta última ficou até concluir o Ensino Técnico em Contabilidade, através de uma bolsa de estudos do MEC - Ministério da Educação e Cultura.


Aos 14 (catorze) anos, começou a fazer parte do quadro de bolsista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré da Mata. Aos 16 (dezesseis), passou para o quadro de funcionários, onde passou a administrar o Posto Médico e coordenar uma equipe de 7 (sete) pessoas. Após 8 (oito) anos, passou a assessorar a Diretoria do Sindicato em suas atividades de campo.


Em 1986, conhecedora da realidade vivida pela comunidade rural, principalmente o público feminino,  percebeu que aquele grupo   de mulheres que sofria as imposições sociais, caracterizada por um forte sistema patriarcal e machista poderia também lutar por uma vida de mais igualdade, sem preconceitos  e respeito a todas as mulheres e logo as convidou para se reunirem e juntas discutirem sobre como transformar aquele contexto em uma vida de esperança, conquistas e vitórias. Foi então que começaram a surgir as primeiras reuniões.



As reuniões aconteciam nas comunidades de Babilônia, Limeirinha, Várzea Grande, Lagoa do Ramo, Engenhos de Tracunhaém e Nazaré da Mata .



Após vários encontros e discussões à sombra de árvores com  esse grupo de 18 mulheres, Eliane Rodrigues decidiu fundar a Associação das Mulheres Rurais de Nazaré da Mata, Tracunhaém e Buenos Aires.

Em 1990 a AMUNAM conseguiu alugar uma casa para sua sede própria, pois até então funcionava em uma sala no Sindicato de Trabalhadores.

Ao mesmo tempo em que atuava na AMUNAM para o fortalecimento e empoderamento das mulheres, Eliane passou a apresentar em 1994 um Programa de Rádio, o Espaço da Mulher, veiculado na Rádio Planalto, que mais tarde perderia espaço para emissoras privadas da região. Foi a partir de então que Eliane Rodrigues decidiu fundar no dia 08 de março de 2003 a Rádio Alternativa FM que tem como um dos objetivos transformar o ouvinte em uma pessoa crítica, formadora de opinião,  conhecedora de seus deveres e reivindicadora de direitos.



Em 2004 decide fundar um maracatu rural, na categoria – Baque Solto composto exclusivamente por mulheres, o Coração Nazareno foi fundado no dia 08 de março de 2004.

Em 2009 e 2010, a coordenadora/AMUNAM, sai do seu habitat – Zona canavieira da Mata Norte de Pernambuco e vai desenvolver na região Metroplitana – Recife, Olinda e Jaboatão em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Mulher de Pernambuco, “o Projeto Mulheres da Paz - Pioneiro no Estado.

Em 2011, a feminista foi convidada e assumiu a Diretoria  Geral de Enfrentamento a Violência de Gênero da Secretaria da Mulher do Estado de  Pernambuco.

Atualmente a gestora vem executando o seu trabalho na Instituição , onde  vem  sendo bastante requisitada por diversos veículos de comunicação da região para apresentar as ações e projetos desenvolvidos pela ONG ao longo destes 25 anos .

                                      


“Considero meu trabalho compromissado, ousado, inovador e respeitado. Meu compromisso com causas sociais, mas especificamente da mulher em suas várias faixas etárias, vem desde minha adolescência sem nunca haver me afastado, por mais difícil que fosse o problema; Todos os projetos que busquei implantar o fiz com a cara e a coragem, baseado nos interesses e necessidades do público beneficiário, porém contando com a credibilidade, respeito e legitimação dos colaboradores, parceiros e público atendido”.
                                                                                                                        Eliane Rodrigues


Veja a história completa de Eliane Rodrigues acessando o link



Nenhum comentário:

Videos reportagem